quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

Como votar?
(uma iniciativa do 12/09 com o apoio da Comissão Nacional de Eleições)



"E Deus criou o primeiro-ministro..." Genesis;hidden track

Tirar ou não o cartão de eleitor? Voto útil, voto de protesto, voto branco ou voto nulo? Esquecer o meu habitual cinismo em relação à política (não confundir com alienação da mesma) e ir votar pela positiva. Está complicado. Como ateu praticante que sou, é-me extremamente difícil ser inundado pelo sentimento de fé ou crença. Mas atendendo ao estado da política nacional nada nos resta senão um exercício de fé, à americana. À falta de razões objectivas e racionais para votar seja em quem for, optemos pelo voto de fé num dos candidatos. Do principio então:

- Escolha um candidato a primeiro-ministro.
- Procure nele características superficiais que tornariam um bom primeiro-ministro ( que é como quem diz, um gajo porreiro para ir tomar uns copos). Ex. Santana Lopes porque saí à noite e pela sua capacidade para atrair o mulherio (um gajo quer é gajas), Sócrates pelo seu nome de filosofo importante e pelo seu bom gosto a vestir (um gajo quer é gajas ou um gajo que chame gajas), Jerónimo de Sousa pela virilidade estalinista (indicativa duma piça de linha dura e ortodoxa) e pela sua capacidade de dançante “à la travolta”(um gajo quer é gajas, operárias, camponesas oprimidas não interessa, tudo marcha), Louçã por fumar cacetes e pelo paleio de esquerda revolucionária (a gente quer é gajas, intelectuais ou drogadas é o cheiro a pito que nos ilumina),Paulo Portas pelos seus dentes branqueados e por seu ar paradoxal e enigmático de conservador católico, liberal económico e gay (há mulheres que gostam e um gajo quer é gajas, foda-se).
- Agora recalcar tudo isto, para tornar todo este conhecimento subconsciente.

(Já está? Pronto agora lembrem-se que vocês já não sabem que estão a votar no candidato A,B ou C por causa de gajas.)

- Transfiram os sentimentos de fanatismo dogmático que tinham em relação a Jesus Cristo, Maomé ou Marylin Manson para o candidato que escolheram.
- Agora lembrem-se, ele tem sempre razão apesar de não sabermos porquê, ele vai ser o salvador da pátria mas não sabemos porquê, ele vai fazer de Portugal uma Suíça com bom tempo.

Agora que são fanáticos políticos de fé, nada vos afectará a consciência quando em Fevereiro forem votar. Os erros dos vossos candidatos serão no futuro decisões de grande acerto (Deus escreve certo por linhas tortas), os inimigos políticos não devem ser escutados (pois eles são infiéis) e claro no eventual caso da economia e tudo resto ir por aí abaixo será visto como um teste de Deus à nossa fé no homem que Ele próprio colocou por sua divina graça em S.Bento. Ámen.

1 comentário:

Vitor disse...

Tavas inspirado! Acho que vou votar.